Como criar a persona ideal para o teu negócio

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O que é uma persona?

Uma persona, é uma pessoa “fictícia mas é a pessoa ideal” que precisas de criar para o teu negócio, desta forma irás saber exatamente com quem queres comunicar. Imagina mentalmente que conheces verdadeiramente esta pessoa. Mas, como todos nós pessoas reais que somos, temos qualidades e defeitos, e a nossa persona também terá que ter estas características. Terás de a conhecer, como conhecesses a ti próprio.

Qual a razão pelo qual é tão importante termos uma ou várias personas definidas?

A nossa persona deve ser elaborada através de insights reais, insights obtidos de clientes, ou do público a quem te diriges (se ainda não tens esta informação, deverás então fazer algum trabalho de campo, e fazer pesquisa de mercado para perceber o comportamento dos teus potenciais consumidores). Com estas informações conseguirás construir a tua persona.

Ela é fundamental porque: — a nível estratégico saberás exatamente como, onde e com quem queres comunicar. Desta forma, a probabilidade do investimento que farás de dinheiro tempo e e dinheiro em público não qualificado diminui, e tens uma melhor chance de chegares aos teus objetivos de forma mais rápida e eficaz.

Pensa na tua persona como o teu guia. Ela tornar-se-á muito importante na tua estratégia, porque é nela que conseguirás fazer decisões sobre o desenvolvimento do teu trabalho.

Quais as caraterísticas que deves ter em conta para elabores a tua persona:

Deixo aqui algumas ideias de como podes fazer esta construção, sendo que podes acrescentar tudo o que achas que faça sentido para o teu objetivo, quanto mais detalhada for esta persona, mais probabilidade terás de encontrar pessoas que se identifiquem com ela.

Histórico:

  • Nome
  • Idade
  • Profissão
  • Localização
  • Nivel de académico
  • Archetype

Depois de teres estes dados básicos desta persona, irás precisar de definir:

Comportamento:

  • O que realmente gosta de fazer
  • Em que redes sociais as vais encontrar
  • Quais os seus horários de trabalho
  • Horários (horas e dias) de lazer (incluído estar online em redes sociais)

Informações mais pessoais

  • Hobbies
  • Marcas preferidas
  • Valores
  • As motivações para a sua vida
  • Os objetivos futuros
  • As frustrações e angustias

Informações de conteúdo:

  • Quais são os assuntos e áreas de eleição?
  • Que tipo de conteúdo que lhe interessa (artigos em blog, posts em redes sociais, podcasts, artigos em revistas e jornais, etc,.)?

Informações de compras:

  • Se é consumidor que compra mais offline ou online, se online (desktop ou smartphone)
  • Qual a sua frequência de compra?
  • Se faz compras por impulso ou se investiga muito o produto antes de comprar?

Ainda deves acrescentar uma biografia desta pessoa, como se fosse um breve resumo daquilo que conhecemos dela. Desde da sua personalidade, ao seu modo de estar na vida. Teremos de criar empatia com esta pessoa, para que consigamos criar emoções com elas. Esta a estratégia que te vai ajudar, nos momentos em que surgem as dúvidas quando estás a criar o teu conteúdo, e consegues encontrar a direção certa para que a tua estratégia, quais os melhores canais a serem utilizados, qual a linguagem e tom que comunicarás (eu por exemplo trato-te por tu, acredito que seja o tom certo para este tipo de conteúdo que estou a criar, concordas?), para que  seja mais bem sucedida.

Vais sem dúvida, criar uma maior clareza sobre o conteúdo que estás a construir  o e que queres partilhar, e consequentemente irás gerar uma maior identificação com pessoas verdadeiras, às quais serão próximas da tua persona. Desta forma conseguirás criar um padrão a seguir.

 Na prática

Esta imagem foi um template que criei para exemplificar parte da construção da persona. Caso queiras posso enviar-te o template 🙂 Também existem alguns sites (gratuitos e pagos que podes elaborar a tua persona, como o xtensio)

Template-persona-shiftpress
Template-persona-shiftpress

Exemplo A: Imaginemos que queremos perceber qual o público alvo para uma marca de vestuário de senhora, trendy, com um custo aproximado de venda por peça entre os 80-200€

Existem algumas pessoas que confundem público alvo e persona

Mas vamos agora fazer a sua diferenciação.

O que é público alvo?

O público alvo assenta na generalidade da informação que temos dos nossos clientes ou potenciais clientes. É grupo de consumidores com caraterísticas comuns entre eles. E é através da segmentação de mercado que encontramos perfis semelhantes nas quais devemos definir o público alvo em termos:

    • Demográficos: idade, género, estado cívil, condição socioeconómico, profissão, escolaridade, rendimentos mensais ou anuais.
    • Geográficos: País, região, cidade (…)
    • Psicográfico: Estilo de vida, personalidade, valores pessoais (…)
    • Comportamentais: Motivações, status do usuário, motivações

Vamos então dar o mesmo exemplo acima detalhado com a nossa persona do Exemplo A:

O nosso público alvo seriam:

 “Mulheres de uma faixa etária entre os 25 a 40 anos de idade, casadas e solteiras, sem filhos, portuguesas, residentes em cidades, como Lisboa e Porto com rendimentos entre os 18 a 20mil euros anuais. Estas mulheres possuem cursos superiores, são independentes e workaholics e gostam de desporto. São mulheres socialmente ativas e gostam muito de moda, são atentas às tendências e gostam de qualidade e design nos produtos que consomem.”

Desta forma, conseguimos identificar qual o nosso publico alvo num segmento mais especifico. Se repares, excluímos uma grande parte que não nos interessaria, e consequentemente,  definimos um perfil. Mas ainda assim não é tão detalhada. Conseguirias criar todo o conteúdo necessário apenas com o público alvo definido?

Certamente percebeste que existe uma diferença bastante grande entre persona e público alvo. Tanto a criação de personas e a identificação do público alvo são importantes, mas têm finalidades diferentes. Se por vezes ficas sem ideias do que devas comunicar ou partilhar, usa a tua persona e da-lhe vida.

A esta estratégia, a próxima fase é realizarmos a Consumer Journey do nosso cliente. Mas isto ficará para o próximo post 🙂

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